Wednesday, September 21, 2005

"Rising Heresy" & "Per Aten"


Cerca de 90% das gravações de "Rising Heresy", segunda parte da conceitual “Amarna Rising”, foram concluídas na tarde de ontem no estúdio HP Records. Somente os solos de guitarra ainda não foram gravados pelo Aldo, o que deverá acontecer na próxima semana, bem como a inclusão de eventuais teclados, que estamos ainda experimentando... Provavelmente essa é a música que dará título ao álbum.
Ainda ontem começamos também a gravar a terceira faixa e penúltima parte do épico, chamada "Per Aten", que é um tanto complexa por ter uma instrumentação bastante diversa e os mais variados tipos de percussão. Na verdade essa é uma faixa quase que totalmente instrumental, que contará apenas com vozes declamando específicos extratos retirados do poema chamado “Hino a Aton”, escrito pelo próprio Akhenaton.

Na foto acima, fragmento de uma das colossais estátuas de Akhenaton, exposto no Museu do Louvre, em Paris, França.
Fotografado por Deni G. Pierroni em 30 de Dezembro de 1998.

Friday, September 16, 2005

A união com Brahma


Tendo dois brahmanes perguntado a Siddhartha qual o verdadeiro caminho para chegar à união com Brahma, respondeu o Buda:
- Qualquer dentre os brahmanes versados no estudo dos Vedas já viu Brahma face a face?
- Não, responderam os dois brahmanes.
- Mas algum mestre versado no estudo dos Vedas, ou qualquer dos autores dos Vedas, já viu Brahma face a face?
- Não, responderam os brahmanes novamente.
- Então, acaso deveriam dizer os brahmanes: “Indicamos o caminho para chegar à união com aquilo que não conhecemos, que nunca vimos?” Se tal é a substância da tradição dos brahmanes, bem vã é a sua missão. É exatamente como uma fila de cegos agarrados uns aos outros: o primeiro não vê, o do meio não vê, os últimos não podem ver.
Imaginai agora que um homem chega à margem deste rio e quer atravessá-lo. Julgais que se ele rogasse à outra margem que se aproximasse dele, ela, com efeito, viria por virtude de suas orações? É isso, no entanto, o que fazem os brahmanes. Negligenciam na prática das qualidades que realmente fazem um brahmane e dizem: “Indra, nós te imploramos; Varuna, nós te imploramos; Brahma, nós te imploramos!” Mas não é possível que só por força dessas invocações, possam eles jamais chegar à união com Brahma.
Mas, se um homem penetra sucessivamente os quatro quartéis do mundo com pensamentos de amor; se ele enche o mundo de pensamentos de um amor crescente, incessante e sem medida; se, como a trombeta que se faz ouvir facilmente em todas as direções, não deixa esquecido ente algum no mundo, que tenha forma e vida, e a todos envolve em sentimentos de amor, de piedade, de simpatia e de serenidade crescente, incessante e sem medida, então, na verdade, esse homem conhecerá o caminho que leva à união com Brahma.

Wednesday, September 07, 2005

Nacionalismo

"O nacionalismo é um veneno, o patriotismo um entorpecente e os conflitos do mundo constituem uma distração das relações diretas com as pessoas."
(J. Krishnamurti, 1895-1986)