Wednesday, August 24, 2005

Under The First Eclipse & Eclipsed Spirituality


A mixagem de “Eclipsed Spirituality” foi concluída na madrugada de ontem no estúdio HP Records, onde Aldo e eu aproveitamos para gravar uma introdução para a nossa primeira música gravada juntos. A intro foi batizada de “Under The First Eclipse”. E posso garantir que o trabalho de produção e mixagem realizado pelo Aldo, após uma grande troca de idéias nossas, foi realmente fantástico! Estou ansioso para que as pessoas possam ouvir nossa música. Por isso, já se encontra em construção o site oficial da banda, que em breve estará disponível, provavelmente com alguma faixa para download.

Existe uma curiosidade muito interessante sobre a letra de “Eclipsed Spirituality”, que gostaria de contar, já que é algo que me deixa muito lisonjeado e orgulhoso ao mesmo tempo. No final do ano passado, quando eu ainda estava no processo de composição dessa música, encaminhei um rascunho da letra, que ainda não tinha um título definido (Amarna Rising pt. 1 era só o que constava na época), para o Karl Sanders, da banda de Death Metal americana Nile, já que nos comunicamos frequentemente por e-mail. A letra trata de um dos episódios mais desconcertantes, polêmicos e importantes da história do Egito Antigo: o período Amarniano, quando o faraó Amenophis IV, que mudou o seu nome para Akhenaton (ou Akhenaten), subiu ao trono e introduziu diversas reformas na religião, arte e política naquele país – uma verdadeira revolução.
E o Karl me disse que por anos os fãs do Nile, entre os quais estou incluído, lhe pediam para que ele escrevesse uma canção sobre Akhenaton, mas que nunca antes havia realmente pensado em fazê-la, devido a existência da famosa ópera de Philip Glass e que não sabia como lidar com o assunto dentro do contexto Death Metal do Nile.
Bem, passado uns dois meses, Karl declarou que tinha escrito uma canção sobre Akhenaton e que a mesma levaria o título de “Cast Down The Heretic”. Logo em seguida e para a minha surpresa, numa entrevista concedida por ele, semanas antes do lançamento do álbum “Annihilation Of the Wicked”, ocorrido em 24 de maio deste ano, quando indagado sobre uma canção que falava sobre o citado faraó no novo álbum do Nile, Karl disse que só após ter lido aquele rascunho, que eu lhe enviara, é que ele teve uma luminosa inspiração de como deveria compor tal música, em virtude da maneira bastante incomum com que tratei e escrevi sobre o tema... E essa explanação do Karl pode ser vista no encarte do último álbum do Nile, onde ele também me agradece por diversas outras inspirações – estas certamente por causa de alguns CDs, com os mais diversos estilos de música, incluindo bastante música árabe, que lhe enviei no início do ano. Por todos esses acontecimentos é que a satisfação que sinto é realmente grande, considerando ainda que o Nile é um dos maiores ícones do Death Metal contemporâneo e seu líder, Karl Sanders, um profundo conhecedor da história egípcia.
Mas apesar de “Eclipsed Spirituality” e “Cast Down The Heretic” tratarem do mesmo período da história do Egito Antigo, elas se diferem totalmente no contexto e sobre o ponto de vista. Na letra que escrevi, o fato é visto através dos olhos do próprio Akhenaton, enquanto que na do Karl, através dos olhos raivosos dos sacerdotes do clero de Amon-Rá. E é claro que ambas também têm perspectivas e visões muito pessoais sobre o acontecimento... Musicalmente as duas faixas não têm quase nada em comum, exceto que ambas são muito pesadas.

A foto acima mostra a Edição Especial de Colecionador do mais recente álbum do Nile “Annihilation Of The Wicked”, limitada em 5000 cópias, já esgotada. Mas o álbum ainda está disponível em CD na versão digipack e em vinil duplo.

Voltando ao Amarna Sky, estamos no momento finalizando os arranjos da próxima faixa a ser gravada. Dia 30 retornaremos ao estúdio HP Records para dar continuidade às sessões...